segunda-feira, 16 de abril de 2012

CLASSIFICAÇÃO FINAL - SENIORES



No passado fim-de-semana chegou ao fim mais um Campeonato Distrital de Seniores. Com o título a ser entregue à equipa da Pedra Mourinha.
Esta jovem equipa, que tem um misto de atletas que foram campeões nos escalões de formação – Juvenis da Pedra Mourinha – e Juniores da Gejupce – mas a sua grande base é claramente a formação feita na Pedra Mourinha.
Uma equipa orientada pelo Nuno Franco, ele também um homem da formação, sendo Bi-Campeão de Juvenis e Juniores da Gejucpe, conseguiu, formar e ter êxito, também ele está de parabéns, pelo feito alcançado.
Um campeonato que o destaque vai para o equilíbrio na competição, mas acima de tudo para uma nova geração que aparece no futsal algarvio, atletas com formação de futsal. Pedra Mourinha, Centro Alte, Clube Oriental Pechão, Gejupce, são exemplos de que a formação pode vir a dar frutos no futuro. Estas equipas que destaco, são claramente equipas que têm uma nova geração de atletas, com toda a formação na modalidade. Competindo contra uma equipa, bem mais experiente, como a do Sapalense, que tinha acabado de descer da 3ª. Divisão Nacional. A Pedra Mourinha, foi a equipa com menos derrotas e a melhor defesa do campeonato, o que demonstra alguma maturidade no seu jogo. Equipa que queira ser campeã tem que ser equilibrada defensivamente, apesar de jovem, tinha processos de jogo bem definidos, utilizando as transições como uma arma – não esquecer que o futsal é denominado – ATAQUE CONTRA ATAQUE – estão de parabéns, desejo que tenham sorte na próxima época e que continuem a acreditar na formação da modalidade.

Em relação ao futuro da competição Distrital, prevejo grandes dificuldades, se olharmos para o número de equipas. Num campeonato só com 9 participantes e uma única divisão, o futuro apresenta-se “nubloso”. Se olharmos para o campeonato que poderá ser o suporte dos escalões seniores (juniores), verificamos que o número de equipas é ainda mais reduzido, e que todas elas estão representadas nos escalões seniores, nos distritais ou campeonatos nacionais.
Continuo a verificar que todos os anos aparecem projectos, mal alicerçados, para o imediato, sem conhecimento da realidade da modalidade. O futsal de hoje, já não é uma modalidade, dos frustrados do futebol de 11. Tem orientações, disciplina, técnica, táctica… particulares e devia ter maior organização… Das 9 equipas deste campeonato que agora termina, possivelmente 4 ou 5 vão abandonar a modalidade (os maiores sinais são – o não investimento na formação) – antes de lutarem para ser campeões devem ser organizados, e apostarem correctamente na modalidade. Não o fazendo, a modalidade não tem futuro, nesses clubes e consequentemente no panorama distrital.

Numa breve análise ao comportamento da nossa equipa, o balanço é mediano, se quando iniciamos a temporada, tínhamos objectivos bem definidos, e com o desenrolar da prova, em especial a primeira volta, começamos a verificar que podíamos obter algo mais do que conseguimos. Podemos dizer que temos uma equipa jovem, mas esse critério de análise não é válido, se olharmos para os campeões e vice-campeões que são atletas da mesma geração… Não fomos competentes, deslumbramo-nos com um início de prova, relativamente positivo, e faltou-nos humildade… porque qualidade temos, capacidade de trabalho e organização também… Os campeonatos não se ganham nas primeiras jornadas, mas sim com regularidade… Existe grande margem de evolução e acredito que poderemos no futuro conseguir melhores resultados… Tal como digo muitas vezes a melhor defesa da prova é seguramente uma candidata a vencer a prova… Mas no nosso caso não foi isso que aconteceu, fomos a par da equipa da Pedra Mourinha a melhor defesa do campeonato, mas pecamos na finalização… e acima de tudo na concentração.

Luis Barradas

10 comentários:

  1. Parabens aos justos vencedores do campeonato e boa sorte para a 3ª Nacional

    ResponderEliminar
  2. Mais um ano em que as equipas de Portimão são levadas ao colo, o Gejupse não tanto pois não tem uma equipa muito forte mas jogar em Portimão é o mesmo que esperar que o Socrates pague o que deve !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. anonimo se tens duvidas , podes me pedir tudo , os jogos todos da pedra mourinha em casa e fora , se quiseres tambem te digo os arbitros todos , so fomos apitados uma vez por arbitros de portimao , de resto foram arbitros do sotavento

      Eliminar
    2. "Equipas de Portimão são levadas ao colo ?! Gejupse nem tanto pois não tem uma equipa muito forte" , estes comentários são uma autentica falta de respeito, tanto pelos vencedores, como pela outra equipa de Portimão. Se é dificil vir cá jogar, imaginem o que as equipas do barlavento sofrem ao ir ao sotavento... JUSTOS VENCEDORES, embora este ano com poucas equipas a disputar o campeonato, este tenha sido um dos mais renhidos e bem praticados dos últimos anos. Parabens à Pedra Mourinha pela vitória, ao Alte pelo excelente campeonato.. mas sejam mais justos e menos hipocritas. Cumprimentos a todos os Clubes, praticantes e treinadores. Espero que para o ano participem mais equipas no campeonato.. Parabens ao L. Barradas pelo excelente trabalho, Nuno Franco pelo título no seu primeiro ano como treinador de uma equipa sénior e a todos os atletas e associados do CDR Pedra Mourinha.
      Cumrpimentos para todos;)

      Eliminar
  3. Epa esse teu comentario nao faz mesmo sentido , e pelo menos devias ter posto o teu nome . ;) levados ao colo?!?! por amor de deus my friend .Sabes la tu o que nos passamos . um abraço

    ResponderEliminar
  4. "Mais um ano em que as equipas de Portimão são levadas ao colo"??????????????????

    caro amigo a pedra mourinha so jogou 2 jogos em casa com arbitros de portimao... 1 para o campeonato e outro para a taça contra atalaia.. e msm nesses jogos nao fomos levados ao colo.. para estares a dizer isso quer dizer que viste os jogos todos da pedra mourinha ..caro amigo houve jogos em que jogavamos contra 2 equipas.(adversaria e a da arbitragem) mas no fim é que se faz as contas.. PM aleeezzz M8

    ResponderEliminar
  5. Amigo Barradas, achei muito interessante o artigo partilhado. Parabéns. Abraço Pagani

    ResponderEliminar
  6. Este espaço é livre para expressarmos as nossas opiniões, sem nunca faltarmos ao respeito de cada uma delas. Luis Barradas

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião penso que a pedra mourinha foi sem dúvida um justo vencedor em todos os níveis, apesar da equipa do Alte na 2ª volta só contar com vitórias, mas lá está, a regularidade é essencial.

    Relativamente ao Pechão, tem realmente uma equipa com valor, atletas bem fisicamente e tecnicamente evoluidos, com um padrão de jogo bem definido, defensivamente coesos e com bolas paradas bem trabalhadas, é de louvar o seu comentário Mister Luis B. Penso que a falta de humildade ao saber perder e até ao saber ganhar realmente foi notória.. não da parte do Mister, nem da parte de alguns atletas, mas infelizmente em outros isso foi muito feio (como se já tivessem ganho alguma coisa!!).. e como se costuma dizer, por uns pagam todos e a imagem da equipa é que fica desfocada.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  8. Um muito obrigado pelo artigo feito, mister Luis. Enquanto ao coméntário do anónimo, está a menosprezar o trabalho feito pela equipa da Pedra Mourinha. Onde foi uma época bem planeada com muitas dificuldades onde tivemos a humildade de gravar todos os jogos analisar onde erravamos e ao mesmo tempo estudavamos e analisavamos cada adeversário pontos fortes que tinham e anula-los e tambem perceber os pontos menos fortes, Só trabalhando com o máximo de profissionalismo dentro do amadorismo é que vamos conseguir ter SUCESSO. Nós na Pedra Mourinha não temos de Justificar a Razão do nosso SUCESSO, mas deixo umas dicas, MUITO TRABALHO, DEDICAÇAO E PAIXÃO A ESTA MARAVILHOSA MODALIDADE QUE É O FUTSAL. Não invejamos o sucesso dos outros temos orgulho e cagança na equipa que temos. Mas se têm duvidas da nossa equipa uma coisa posso prometer na próxima época vamos estar muito mais fortes!! E mais uma vez obrigado ao mister Luis pelo o artigo e a todas as equipas que participaram no campeonato e pela garra que demonstraram dentro de campo e de nenhuma ter desistido de competir porque todos nós sabemos que estes tempos são de dificuldades.Um abraço a todos e principalmente aos atletas da Pedra Mourinha FORAM UNS HEROIS; O VOSSO NOME VAI PERDURAR ATRAVEZ DOS TEMPOS NO CLUBE.UNIDOS VENCEREMOS!!! ass.DAVIDE BATALHA PREPARADOR FISICO DA PEDRA MOURINHA

    ResponderEliminar